quarta-feira, 11 de maio de 2011

Professores Estaduais Anunciam Greve em SC





Professores da rede estadual de ensino de Santa Catarina decidiram entrar em greve após assembléia realizada no final da tarde desta quarta-feira, em Florianópolis. Segundo a Polícia Militar (PM), cerca de 10 mil educadores participaram do protesto, a maior mobilização já realizada pela categoria no Estado.

Com faixas e cartazes, os docentes cobraram do governo catarinense que pague o piso salarial nacional definido em lei. Após o protesto, os professores caminharam pelo centro de Florianópolis e causaram tumulto no trânsito. Batedores da Polícia Militar e um helicóptero acompanharam a manifestação, que passou pela Assembleia Legislativa e pela secretaria de estado da Educação.  ( Noticias Portal Terra )

A Lei 11738 de 2008 institui o piso nacional de salário - base para o magistério onde nenhum professor   pode ganhar menos do que 1024 reais por uma jornada de 40 horas. Em 2011 o piso sofreu um reajuste passando para 1187 reais.
Os estados do Ceará,Mato Grosso do Sul,do Paraná e Santa Catarina entraram na justiça questionando a constitucionalidade do piso nacional mas recentemente foi julgado precedente pelo STF -Supremo Tribunal Federal ou seja é lei e deve ser cumprida.
Os professores reivindicam uma proposta salarial adequada à última decisão do Supremo Tribunal Federal (STF): de R$ 1.187,14.Hoje, o salário base da classe catarinense é de R$ 609. Mesmo após a decisão do STF, no início de abril, o Governo Estadual não encaminhou proposta sobre o assunto. 
Mas a polêmica continua pois estados e municípios para driblar a lei, o salário - base pago é menor que o piso complementando com abonos ou os chamados "penduricalhos".Na realidade o valor do piso nacional deveria ser incluído como salário base.
Para entender esta realidade da categoria o salário base veio para corrigir as desigualdades ocorridas por conta da chamada Universalização do ensino ocorrida entre os anos de 1970 e 2000. A contratação em massa de profissionais sem a formação adequada e com salário menor derrubou a média salarial da categoria.
Instituído desde 2008 (Lei 11738) estados e municípios ainda promovem contratações e concursos com salários inferiores ao piso nacional é preciso que a categoria e a comunidade  denuncie  estes casos ao Ministério Público.
O cumprimento da lei é apenas um dos nós a ser desatado na educação com a valorização da docência  através de uma remuneração adequada ainda esta longe de ser compatível com a responsabilidade de ensinar pois outras profissões que exigem formação semelhante pagam em media duas vezes este valor.  







Nenhum comentário:

Postar um comentário