sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

DIA NACIONAL DO SOCIÓLOGO: 10 DE DEZEMBRO




Dia 10 de dezembro comemoramos o DIA DO SOCIÓLOGO. A data relaciona-se a sanção presidencial à Lei 6.888 de 10 de dezembro de 1980, que reconhece a profissão liberal de Sociólogo no Brasil.

O sociólogo desenvolve e utiliza um conjunto variado de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura.Este profissional atua nas áreas de ensino, pesquisa e planejamento, além de dar consultoria e assessoria a ONGs, empresas privadas e públicas, partidos políticos e associações profissionais, entre outras entidades. A sua formação tem sua matriz em Ciências Sociais  e é estruturada tendo como eixo principal três grandes áreas: sociologia, antropologia e ciência política.

No mundo atual, em que o homem, esta voltado para a individualidade e vem perdendo a compreensão global de sua intervenção na história. A Sociologia desempenha um papel muito importante, em razão de sua própria natureza, podendo cumprir papel, fundamental, de propiciar uma visão integrada da vida humana e social.

A profissão de sociólogo apesar de existir muito antes somente foi reconhecida na década de 80 através da Lei 6.888/80 mesmo assim não delimitou exatamente seu campo de atuação gerando o pleito destes profissionais  pela criação de um conselho federal de sociólogos dentro dos  objetivos busca disciplinar o exercício da profissão de sociólogo, elevar o prestígio que seu conhecimento desfruta e defender o campo de trabalho pertencente à categoria.

3 comentários:

  1. Eita profissãozinha cada vez mais necessária tchê! Axé para todos os colegas sociólog@s. Viva o dia 10 de dezembro!
    Valdir Estrela DRT/BA 722

    ResponderExcluir
  2. QUANTOS SOCIÓLOGOS SE VEEM COM TAL?
    TALVEZ AI ESTEJA A CAUSA DE AINDA NÃO TERMOS UMA CATEGORIA VERDADEIRAMENTE ORGANIZADA E FORTE.
    ABRAÇO

    JOSÉ MOACIR

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto. Poderemos utilizá-lo para as convocações do Dia Nacional do Sociólogos, como por exemplo os ofício que vamos (FNS) elaborar para o Senador Aloysio de SP (por conta do relatório do mesmo vetando a comemoração do nosso dia) e para o CNAS/MDS (solicitando a lembrança no dia 10/12 – último dia da Conferenência Nacional de Assistência Social).
    Obrigado em nome da diretoria da FNS.
    Saudações,

    Ricardo Antunes de Abreu

    ResponderExcluir