quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Por que ler os clássicos, segundo Ítalo Calvino



Abaixo alguns trechos do Texto de Ítalo Calvino - "Por que ler os Clássicos" - publicado no Brasil, pela Companhia das letras: 

1-Os Clássicos são aqueles livros dos quais, em geral, se ouve dizer: ''estou relendo...'' e nunca ''estou lendo...''.
2- Dizem-se clássicos aqueles livros que constituem uma riqueza para quem os tenha lido e amado; mas constituem uma riqueza não menor para quem se reserva a sorte de lê-los pela primeira vez nas melhores condições para apreciá-los.
3-Os clássicos são livos que exercem uma  influência  particular  quando se impõem como  inesquecíveis e também quando se ocultam  nas dobras da memória, mimetizando-se como inconsciente  coletivo ou individual.
4- Toda releitura de um clássico é uma leitura de descoberta, como a primeira.
5- Toda primeira leitura de um clássico é, na realidade, uma releitura.
6- Um clássico é um livro que nunca terminou aquilo que tinha para dizer.
7-Os clássicos  são aqueles livros que chegam até nós, trazendo consigo as marcas das leitura que precederam a nossa e atrás de si os traços que deixaram na cultura ou nas culturas que atravessaram (ou, mais simplesmente,  na linguagem  ou nos costumes).
8-  Um clássico é uma  obra  que provoca incessantemente uma nuvem de discursos críticos sobre si, mas continuamente a repele para longe.
9-Os clássicos são livros que, quanto mais pensamos em conhecer por ouvir dizer, quando são lidos de fato, mais se revelam novos, inesperados, inéditos.
10- Chama-se de clássico um livro que se configura como equivalente do universo, à semelhança dos antigos talismãs.
11- O ''seu'' clássico é aquele que não pode ser-lhe indiferente e que serve para definir a você próprio em relação e talvez em constraste com ele.
12- Um clássico é um livro que vem antes de outros clássicos; mas quem leu antes os outros e depois lê aquele reconhece logo o seu lugar na genealogia.
13-É clássico aquilo que tende a relegar as atualidades à posição de barulho de fundo, mas ao mesmo  tempo nao pode prescindir  desse  barulho  de fundo.
14-É clássico aquilo que persiste como rumor mesmo onde predomina a atualidade mais incompatível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário