sexta-feira, 8 de abril de 2011

Massacre na Escola do Rio : Bullyng



O massacre na Escola Municipal Tasso da Silveira no Rio de Janeiro deixou a sociedade brasileira chocada e comovida quando um jovem, ex-aluno, invade a escola e abre fogo contra os alunos.

Muitas tentativas de explicações tem sido feito por especialistas de diversas áreas e recorrente mente fazendo comparação aos episódios que freqüentemente ocorrem nas Escolas Americanas de alunos normalmente vitimas de Bullyng. 

Com as diversas informaçãoes sobre o perfil de Wellington que vem da mídia me parece que é muito cedo para ser comparados com os episódios das Escolas Americanas. Informações dão conta de que o mesmo era muito retraído, nunca teve namorada e especialistas levantam a hipótese do mesmo ter sofrido Bullyng.

Diante dos fatos e da cartase coletiva buscamos as razões que levaram a este ato de desatino mas realmente por enquanto temos apenas hipótese.

A questão séria do Bullyng ? Geralmente quem sofre bullyng são pessoas que não sabem se  defender, se retraem, e sabedores disso, os agressores passam a aumentar as humilhações.

Elas são bem comuns em ambientes escolares, e para muitas crianças, neste exato momento o ambiente escolar é uma tortura, um lugar que representa sofrimento.

De qualquer forma, Wellington era muito isolado, sem amigos e tinha todas as características de ter sido uma vítima de Bullyng. Mas por outro lado se passou muito tempo (10anos) para tratar-se de uma reação as  humilhações sofridas durante o período escolar.
Não podemos virar a cara para este mal covarde que faz vítimas e recria futuras tragédias como as vividas pela Escola Tasso da Silveira. 

De tempos em tempos as sociedades que escondem seus males ou negam sua existência tem sido marcados por episódios que os levam a tona e a maioria das vezes em forma de tragédia exemplos disso tem sido as catástrofes Ambientais, a AIDS na década de 80 imputando aos homossexuais como responsáveis ea violência contra as mulheres ampliada sua visibilidade com a Lei Maria da Penha.

Onde quero chegar ? Diante deste episódio é preciso que as escolas, as famílias ou seja  sociedade em si esteja atentas a este grande mal que é o Bullyng.

Nenhum comentário:

Postar um comentário