sábado, 23 de abril de 2011

História e Cultura Afro – Brasileira e Africana



Em 2003 foi aprovada a LEI Nº. 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade nos ensinos fundamental e medio no âmbito de todo o curriculo escolar  o ensino sobre História e Cultura Afro- Brasileira.
A lei preve dentro do contéudo prográmatico  o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

O que deveria ser um direito teve que virar lei  como objetivo de contribuir para a superação do preconceito e atitudes descriminatórias. Através de práticas pedagógicas pois ações afirmativas necessitam  que as pessoas conheçam sua história suas raízes para compreender a construção da sua identidade. 

Qual é a situação atual passado alguns anos da promulgação da Lei ? O que se observa aínda uma grande dificuldade devido o despreparo e desconhecimento dos professores em relação ao tema e pouco material didático produzido além é claro do preconceito de algumas instituição não querendo implementar.

Fazer valer e regulamentar esta lei especifica ao meu ver não trata-se apenas de uma maneira de ter acesso a informações a cerca da nossa formação cultural mas também um modo de possibilitar a compreensão de modo que leve à consciência da formação social brasileira e evitar certos conceitos que vistos pela perspectiva esteriotipada se transforme em preconceito. 

Muitos fatores  precisam ser superados para ampla efetivação da lei, muitos avanços e retrocessos tivemos durante esse periodo de aprovação e regulamentação.


É preciso que o poder público seja cobrado  para que a Lei aconteça e surta efeito entre nós. Resta também  que educadores e gestores percebam a importancia desta Lei  e multiplique-os dentro da escola, pois a escola é um dos espaços onde essa história nova deve ser contada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário