quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Vida Inteligência na TV - Ligya Fagundes Telles


¨Ele fixara em Deus aquele olhar de esmeralda diluída, uma leve poeira de ouro no fundo. E não obedeceria porque gato não obedece. Às vezes, quando a ordem coincide com sua vontade, ele atende mas sem a instintiva humildade do cachorro, o gato não é humilde, traz viva a memória da sua liberdade sem coleira. Despreza o poder porque despreza a servidão. Nem servo de Deus. Nem servo do Diabo. ¨


 Umas destas quartas-feiras em que o futebol predomina nas programações das TVs abertas me depararam com um programa chamado “Todo Seu” apresentado pelo cantor Roni Von  onde para minha alegria e surpresa entrevistava a escritora Ligia Fagundes Telles.
 A entrevista é extremamente curta de no máximo 10 minutos, mas de uma extrema importância para a nossa memória cultural dotada de um talento incontestável para contos a autora relança seu livro  pela Cia das letras - A disciplina do Amor publicado nos anos 80. Como a mesma se autodetermina uma feroz critica da sua obra esta sendo revisada por ela mesma, fazendo pequenas alterações, mas mantendo é claro sua essência sem perder as características do tempo em que foi escrito.
            A autora além de nos brindar com sua obra é dona de uma memória cultural muito importante para o nosso país , em seus comentários nos remete a momentos e personalidades de um período de grande efervescência cultural e é claro que se trata de um retrato vivo da revolução cultural da Mulher no século XX.
A escritora durante a entrevista comenta muitas passagens na sua trajetória principalmente com sua amiga e escritora Clarice Lispector , atualmente muito citada nos perfil de sites de relacionamentos mas talvez muito pouco conhecida na sua essência,sem duvida não poderei deixar de citar o comentário de uma conferencia que as mesmas participavam na Universidade de  Medelín na Colômbia. As mesmas eram convidadas  onde participavam vários intelectuais  e no meio daquela infindáveis  teorias e discussões Clarisse cutucou Ligya  e disse: vamos sair daqui e ir direto para o bar do hotel para esquecer toda essa discussão chata. Outra passagem da entrevista quando questionada da onde saía toda sua inspiração a mesma citou que quando mais nova praticava esgrima e que uma vez trajada para o treino seu professor comenta durante o treino ¨ Ligia  seu coração esta exposto... ¨ não é necessário comentar mais nada depois deste exemplo.

Para muitos talvez ao terminar de ler este comentário não consiga entender da importância dessa entrevista por que esta desacostumada a ver na mídia algo de relavancia na formação da educação e da memória cultura do nosso país são momentos raros que devem ser ressaltados sem duvida nenhuma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário